segunda-feira, 11 de junho de 2012

EXERCÍCIOS COM FAIXAS ELÁSTICAS

Veja abaixo uma série de exercícios proposto que pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar, somente com o auxílio de uma faixa elástica.
O objetivo é chamar a atenção para a consciência corporal e demonstrar os benefícios proporcionados pelo método pilates -seja para o bem-estar, seja para a forma estética.

De joelhos - inclinações laterais
Mantenha uma almofada sob os joelhos para protegê-los.
  1. Prenda uma extremidade da faixa sob um dos joelhos. Mantenha-os alinhados com os quadris. Deixe folga suficiente para trazer a outra extremidade para o ombro, enrolando o que sobrar em torno da mão.
  2. Inspire, puxando a casa de força para dentro e para cima, e estire a faixa em direção ao teto.
  3. Expire e incline o corpo para o lado, alongando a cintura enquanto puxa o ombro para longe da orelha.
  4. Deslize os dedos da mão oposta pela coxa em direção ao chão, aumentando o alongamento, mas mantenha o peso sobre os dois joelhos. Imagine-se enterrado na areia até a cintura, o que o impede de deslocar o peso enquanto se inclina para o lado.
  5. Inspire e volte à posição ereta.
  6. Expire e dobre o cotovelo, levando a mão à altura do ombro.
  7. Repita o exercício de três a cinco vezes para cada lado, com concentração e controle, puxando a casa de força cada vez mais para dentro.



A RÃ
  1. Deite-se de costas com os joelhos dobrados e afastados - com uma distância que não ultrapasse a largura dos ombros - e os pés na postura Pilates (calcanhares juntos, pontas dos pés afastadas). Coloque a faixa de modo que atravesse as solas dos pés.
  2. Segure as pontas da faixa com os cotovelos dobrados em ângulo reto e pressionados contra o corpo.
  3. Acione a casa de força e eleve a cabeça para olhar a barriga.
  4. Inspire e empurre a faixa para longe com os pés, puxando a barriga ainda mais para dentro. Não permita que os braços se movimentem.
  5. Acione a região interna das coxas enquanto estende as pernas. Imagine-se tentando esticar uma calça jeans molhada.
  6. Crie uma força de resistência imaginária enquanto expira e lentamente dobre os joelhos, trazendo-os para a posição inicial.
  7. Repita o exercício de cinco a oito vezes com concentração e controle, afundando mais a casa de força a cada repetição.


Remada
  1. Sente-se ereto e deixe as pernas paralelas, estendidas à frente. Coloque a faixa nas solas dos pés e segure as pontas.
  2. Com os nós dos dedos frente a frente, inspire enquanto puxa as mãos para o peito, ficando mais reto e alongando a região lombar.
  3. Expire ao movimentar a região lombar e lentamente levar as vértebras inferiores, uma de cada vez, para o colchonete. Imagine-se tentando imprimir a forma da coluna em argila.
  4. Inspire e crie resistência ao voltar para cima, curvando-se em torno da barriga até sentar ereto.
  5. Expire e deixe de tensionar a faixa.
  6. Repita o exercício de cinco a oito vezes, com concentração e controle, afundando cada vez mais a casa de força a cada repetição.




Fonte: Do livro DESAFIOS DO CORPO(PILATES)  da  norte-americana Brooke Siler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-Vindo!!
Seu comentário é muito importante!

Seguidores

Compartilhe com seus amigos

Contador de Visitas