sábado, 22 de junho de 2013

APRENDA QUAL A ORIGEM DO BOSU.


BOSU foi inventado pelo californiano David Weck em 1999, um entusiasta do esporte e treinamento físico, para ajudar o mesmo a superar o desconforto de uma lesão nas costas. Primeira venda foi para a equipe de esqui dos Estados Unidos, desde então se tornou um acessório bastante utilizado por profissionais atletas, bem como outras pessoas que querem melhorar equilíbrio e força.
Este equipamento, caracterizado por uma meia bola presa em uma plataforma, possui duas superfícies instáveis que transformam até os movimentos mais simples em exercícios divertidos e desafiadores.
Pela sua característica física, ele oferece um maior desafio ao equilíbrio e estabilidade do corpo, essa “instabilidade” faz com que a musculatura profunda do abdome e coluna seja trabalhada de forma mais eficiente, tonificando o corpo de uma forma mais completa. Além disso, o grande esforço muscular propiciado no uso desse acessório resulta em melhor coordenação, melhora do equilíbrio global e do desempenho neuro mus cular, melhor desenvolvimento na função esportiva, nas condições de postura e nos processos de reabilitação física.
O cérebro usa informações de uma série de sistemas sensoriais presentes em nosso corpo, para nos ajudar a saber onde estamos espacialmente, então processa e utiliza aquelas informações para transmitir sinais de volta para nossos músculos, de modo que possamos reagir. Em geral quanto maior for o nosso equilíbrio corporal, maior será nossa autonomia e segurança para as atividades vitais e menor o índice de quedas, principalmente para aqueles com osteoporose.
Segundo Suart McGill, ph.D., um especialista canadense em problemas na região lombar, quando nos exercitamos no BOSU treinamos dois tipos de músculos: mobilizadores e estabilizadores. Os músculos mobilizadores são geralmente maiores e mais superficiais. Destinam–se a movimentos curtos e poderosos. Os estabilizadores, também conhecido no Pilates como Power House, muito utilizado, fornecem apoio durante o movimento e são tipicamente mais profundos e menores. Exemplo, músculos da coluna e transverso abdominal, estes sustentam a postura durante os exercícios. Os principais exercícios feitos com o BOSU são os exercícios de coordenação, alongamento, flexibilidade, equilíbrio e todos aqueles onde é necessário dar pequenos saltos. Ele é capaz de absorver o impacto das articulações reduzindo a ocorrência de micro-traumas. Contudo, a equipe do Studio Pilates Young insere o BOSU com o objetivo de ensinar o indivíduo ter seu corpo mais firme e compacto, ativando Power House (músculos estabilizadores) antes de fazer certos movimentos, sendo eles acionados constantemente gerando uma estabilidade e proteção para todos os praticantes. Respire vida nos seus exercícios com BOSU! Desfrute todos os benefícios que isso traz.

Um comentário:

  1. Alê sofro muito com ele ahhahaha. Ana Beatriz...

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